Familia Mendonça - Bem-aventurados - Abril 2017


Huelva, Abril de 2017



“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês". Mateus 5:11‭-‬12 NVI

Queridos irmãos e amigos.

A semana santa espanhola, conhecida como o mais importante evento religioso da nação e o maior atrativo turístico depois das férias de verão, quando as ruas ficam tomadas de procissões realizadas por cada bairro e muitas associações, neste ano foi marcada por duas polêmicas que resumem a luta espiritual que vivemos neste pais: De um lado, o estado espanhol determinou que as bandeiras estejam a meio mastro nos quartéis desde a chamada sexta-feira santa e o domingo da ressurreição (pela morte de Cristo), utilizando uma prática do "nacional-catolicismo", marca dos tempos da ditadura franquista, onde as doutrinas católicas eram impostas em detrimento das demais confissões;  Por outro, em uma discoteca famosa, um dos dançarinos levava uma cruz nas costas, todo manchado de vermelho, como se fosse sangue.

Durante todo o ano as bandas marciais dos bairros (e nossos vizinhos em seus apartamentos) ensaiam tanto para a semana santa como para as inúmeras procissões que ocorrem todos os meses. Essa devoção se contrasta com a rejeição declarada ao cristianismo por muitos dos que seguem as procissões, porque, como afirmam, o fazem apenas pelo valor cultural.

Não são poucos os analistas que classificam a Espanha entre os países com menos liberdade religiosa, motivada pela polarização entre um catolicismo medieval opressivo e o secularismo avassalador.

Nesta semana, depois de mais uma sexta-feira de atividades intensas na igreja, estivemos reunidos com uma adolescente animando-lhe diante das tantas lutas que enfrenta em seu colégio.  Recentemente, um missionário pediu oração por seu filho adolescente que sofre perseguição no colégio por causa de sua fé.

A Espanha tem sido denunciada frequentemente por falta de liberdade religiosa. Se não atacam os secularistas e ateus, os ataques chegam de parte dos católicos que nos chamam de seitas. Temos constatado em nossa igreja o sofrimento dos jovens e adolescentes, não somente dos membros, mas também dos vizinhos que participam de nossa escola de música e das atividades esportivas e por isso sofrem com a oposição de seus familiares, que em vários casos, os proíbem estar conosco.

Essa realidade nos fortalece cada vez mais, porque o Espírito Santo capacita aqueles a quem chama para estar na linha de frente de Seu povo santo.



Nossa escola de música, aulas de artes manuais e atividades lúdicas para adolescentes e crianças continuam em plena atividade. Através desse ministério podemos preparar irmãos da igreja, promover comunhão e alcançar outras pessoas. Em nossos cultos temos a contribuição de nossos alunos, inclusive os mais jovenzinhos. São momentos de muita alegria e dedicação.



Pela primeira vez em suas vidas, alguns irmãos puderam participar de um acampamento de igrejas. Tivemos a oportunidade de estar em um retiro com outra igreja de nossa cidade, onde a palavra ministrada esteve a nosso encargo. Levamos alguns visitantes que desde então estão firmes na igreja.

Há algumas semanas, em nossa escola dominical, inauguramos a classe de jovens. Estamos muito contentes, não somente pela oportunidade de trabalhar mais diretamente com eles, mas também porque estamos treinando dois jovens para compartilhar as lições. O presbítero Jonás assumiu a classe de adultos. Estamos estudando os profetas menores.



A Fraternidade de Pastores de nossa cidade está participando da feira de livro de Huelva e nossa igreja está responsável pelo expositor de livros neste sábado. Além da venda dos livros, estamos distribuindo gratuitamente o evangelho de João. Algumas pessoas se surpreendem com o conteúdo de nosso expositor, inclusive fazendo perguntas discriminatórias. Louvamos ao Senhor por essa importante oportunidade evangelística e de testemunho cristão.
Para nossa surpresa e alegria, dos livros que nos foram enviados, três são de autoria do Pastor Hernandes Dias Lopes.


Falando de nossa família, nos alegramos pelo aniversário da Tirza no último mês. Pudemos comemorar em nossa igreja juntamente com o aniversário do jovem Jorge, que tem crescido na fé e na dedicação à obra. Nesse mesmo dia celebramos o dia dos pais.
Agradecemos as cartas, ofertas e mensagem de carinho por essa data tão importante na vida da Tirza e de nossa família.

O Mateus está se formando no curso de teologia para líderes. Depois de quase três anos, conclui mais um desafio em sua vida, que lhe prepara para seu ministério na obra do Senhor.

A Maíra e o Daniel continuam preparando seu casamento. Somos gratos ao Senhor pelas orações e pelo apoio que eles tem recebido para alcançar esse objetivo tão importante.

Motivos de oração:

- Agradecemos ao Senhor por mais um ano de vida da Tirza. Contamos com suas orações por nossa família e pelo ministério de nossos filhos.

- Louvamos ao Senhor pelas Atividades Evangelísticas de nossa igreja. Contamos com suas orações para que nossos irmãos sejam fortalecidos em cada uma das atividades e que as pessoas que estão sendo alcançadas recebam a Jesus em suas vidas;

- Agradecemos a nosso Deus pelo retiro que participamos. Oramos pelos visitantes, para que se firmem no Senhor;

- Nossa escola dominical é motivo de gratidão ao Senhor. Oramos pelos novos professores e pelo estudo tão importante dos profetas menores;

- Tem sido uma grande e vitoriosa bênção ter um espaço na feira de livros da cidade. Que o Senhor toque a muitos corações e abra mais portas;


- Somos gratos a Deus por mais uma reunião do Sínodo Nacional da Igreja Presbiteriana da Espanha. O seminarista Alejandro, da igreja de Sevilha será ordenado ao pastorado no final de Junho. Será o segundo pastor ordenado na história de nossa igreja;

Amados irmãos, reiteramos nossa alegria por tê-los junto a nós na caminhada missionária. As lutas são muito grandes para todos nós, onde estivermos servindo ao Senhor. Somos gratos a Deus pelo apoio espiritual, carinho e auxílio financeiro para o desenvolvimento da caminhada missionária.

Que o Senhor abençoe a cada um de vocês.

Em Cristo,

Dirceu e Tirza de Mendonça


ENDEREÇO - Calle El Granado, 38, 3º B, Huelva - CP. 21007 - España
E-mails: dirceutirzamendonca@gmail.com - dirceutirza@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/dirceutirza.mendonca
Blog: Ministério da Família Rodrigues de Mendonça
(ministeriofamiliarodriguesdemendonca.blogspot.com.es)

OFERTAS: Conta Pessoal - BB: Ag. 0659-9 / Conta: 1156-8
Conta APMT: (Identificação: Acrescentar R$0,12)
BB : Ag. 0635-1 / Conta: 7500-0

Nenhum comentário: